Desenvolvimento da educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela UNESCO: aplicações num Instituto Federal de Educação

   

 

O crescimento demográfico, o consumo inadequado dos recursos naturais exauríveis, o crescimento econômico desordenado, a pobreza persistente de grande parte da humanidade e a ocorrência de catástrofes naturais, constituem a maior parte dos problemas vividos pelo homem atualmente, interferindo negativamente no Desenvolvimento sustentável do planeta, que visa que a sociedade evolua sem comprometer os recursos econômicos e ambientais das gerações futuras.

Visando encontrar medidas para que os cenários ambiental, econômico e social se desenvolvam de modo sustentável, a Organização das Nações Unidas - ONU elaborou a Agenda 2030 que é um plano de ação com 169 metas, distribuídas em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, envolvendo temáticas diversificadas, como segurança alimentar e agricultura, educação, água e saneamento, energia, crescimento econômico sustentável, infraestrutura, cidades sustentáveis, padrões sustentáveis de consumo e de produção, mudança do clima, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres.

Nessa mesma perspectiva, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que é uma agência especializada das Nações Unidas para a educação e responsável por liderar e coordenar a Agenda da Educação 2030, elaborou o documento “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (EDS): objetivos de aprendizagem” que é um guia para profissionais da educação sobre o uso da EDS na aprendizagem para os ODS. Contudo, a Agenda 2030 ainda é muito incipiente no Brasil, especialmente nas instituições de ensino públicas, pois no país não há políticas públicas sobre tal questão, tampouco incentivos por parte do Governo para que os setores públicos adotem os ODS e avançam na sustentabilidade. Nesse contexto, destaca-se o papel das Instituições de Ensino, grandes influenciadoras no comportamento individual e coletivo na sociedade, que deve estar preparada para lidar com estes problemas e contribuir para a sua resolução.

Objetivo desse projeto de Iniciação Científica Júnior é desenvolver um trabalho de educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (EDS) conforme proposto pela Unesco, com estudantes do Ifes, Campus de Alegre, elaborando materiais didáticos a partir dos conhecimentos adquiridos, proporcionando à sociedade em geral a compreensão e adesão da Agenda 2030 como uma ferramenta transformadora para o Desenvolvimento Sustentável, principalmente na região Sul do estado do Espírito Santo.

Saiba mais sobre esse projeto no instagran @educaods

 

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